Friday, December 17, 2010

Epopéia tri - a historia do oeste . ebal/record




Imagine uma revista em quadrinhos ,onde o personagem principal participa de 4 ou 5 revistas e morre ,e a coleção segue contando as historias de filho e depois de seus netos.Trata-se da fenomenal e obrigatória coleção Epopéia tri, publicada no Brasil de 1970 a 1987 pela EBAL ;e republicada com o nome de " a historia do oeste", nos anos 90 ,pela editora record.


Nesta coleção é contada a história da familia Macdonald, que participa dos eventos da história dos E.U.A.Entre muitos fatos historicos temos a conquista da california e etc.A historia do oeste (Storia del west ,na Itália), foi fruto do trabalho do escritor e desenhista Gino D'Antonio,e contou com a colaboração de outros nomes dos quadrinhos italianos como os desenhistas Sergio Tarquinio, Renato Polese, e Giorgio Trevisan .


Trata-se de uma obra onde os fatos historicos são trazidos para o mundo dos quadrinhos de uma maneira leve e agradável . Não se trata de faroeste puro e simples ,o popular bang-bang.Os textos de Gino D'Antonio são muito bons e a coleção e prestigiada como um das melhores obras sobre a historia do oeste.




A EBAL publicou os 73 exemplares da coleção .A editora Record publicou apenas 47 exemplares,mas publicou um número inédito(a historia os aventureiros) e mais algumas páginas inéditas que foram produzidas posteriormente na Itália.


Possuo o número 1 da EPOPEIA TRI , ano 1970 , edição rara a venda no mercado livre .ínteressados podem dar uma olhada em meus produtos no link :


Curiosidades sobre as capas "epopeia tri " 1 e "a historia do oeste " 1, no original italiano da "Storia del west",a capa apresenta indios na capa do número 1.A ebal resolveu modificar a capa, e somente nos anos 90 foi publicada no Brasil a capa com a arte original.




1 comment:

Sergio Carvalho said...

A coleção praticamente completa da "Epopéia Tri" (faltando somente o nº 46) pode ser encontrada nos seguintes links:
http://guiaebal.com/epopeia5.html
e
http://quadrikomics.blogspot.com.br/2012/02/epopeia-tri.html

Façam bom proveito!