Wednesday, March 19, 2014

Entrevista com Fabio Chibilski editor da nova série da revista spektro.





1-Antes de falarmos sobre spektro , como foi a aceitação de chet  ? existe previsão para mais algum número?

-Chet vendeu bem, mas levou algum tempo. O personagem ficou sem ser publicado durante anos. O Chet volta este ano, tenho dois artistas trabalhando em HQS novas do personagem.

2-A revista  stigma (também de terror) terá continuidade?

Stigma é o meu xodó, já estamos preparando a edição 3 para lançar. É uma revista que esta vendendo bem e não tenho motivos para parar.

3- Como surgiu a ideia de relançar spektro ? como foi as conversas com o ota ?

Eu já estava publicando o Chet que era da Vecchi, com autorização do Wilde Portella. E entre muitas conversas com o Wilde, me cruzou a ideia de publicar Spektro em uma nova fase, então o Wilde me falou que quem poderia saber sobre o assunto seria o Ota. Entrei em contato com o Ota pedindo autorização para republicar, nossa conversa se estendeu por muitas madrugadas e teria pouco espaço para narrar aqui. O Ota achou boa a ideia e não se opôs, assim como Arthur Vecchi, filho do Lotario Vecchi quando soube também não se opôs, então toquei o projeto para frente, Ota foi o primeiro a ver o pdf da revista pronta e foi meu conselheiro com muitas dicas, ele sabe muito, são 40 anos como editor e eu estou começando agora. Estou aprendendo muito com minhas conversas na madrugada da vida com o Ota.

4- Esta revista atual de spektro tem formato maior que as antigas da Editora Vecchi.Como foi a escolha do atual formato?

Foi feito uma enquete na minha página do  face book para ver o que agradaria mais , o formatinho ou o formato europeu 20x28. E a  maioria escolheu o formatão e ai está.

5-Tem alguma previsão para distribuição nacional e qual seu pensamento a respeito?

Só quem está dentro do negocio de revistas é que conhece a matemática da coisa. Não é simples ir para banca, a inúmeros fatores a ser respeitado e analisado. Qualquer um com revista razoável pode ir para banca, mas acabará endivido e falido se não fizer um bom planejamento. E é isso que estamos fazendo. É raro nos dias de hoje ver uma revista nova emplacar já nos primeiros números, é preciso um longo trabalho para isso, e só a partir do quinto número se tem um resultado favorável e estimativa da vida da revista. O nosso sistema atual de distribuição não permite erros, alguém pequeno como eu pode afundar fácil. A única distribuidora no Brasil e suas representantes nos estados e regionais cobram 50% do preço de capa para distribuição, por isso tenho que formar um publico bom para Spektro e stigma antes de ir para distribuição nacional em banca. Embora nosso sistema de vendas com parceria em comics shops e través de vendas pela internet esteja funcionando muito bem, e vejo como um novo caminho contra o monopólio de distribuição.

6- além do ota ,algum dos desenhistas ou roteiristas das antigas está na spektro 2014;

Spektro 01 trás o Ota e o Patati da faze da vecchi e vários autores novos. A ideia da revista é trazer os grandes mestres mas ter espaço para os novos talentos.

Agradeço a atenção   Fabio Chibilski ,e aguardaremos as próximas edições de suas publicações.
quem quiser adquirir basta entrar em contato com a editora :       editoraculturaequadrinhos@gmail.com

No comments: